sábado, 10 de outubro de 2009

Mapa de anatomia - O olho


O Olho é uma espécie de globo,

é um pequeno planeta

com pinturas do lado de fora.

Muitas pinturas:

azuis, verdes, amarelas.

É um globobrilhante:

parece cristal,

é como um aquário com plantas

finamente desenhadas: algas, sargaços,

miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e peixes de ouro.

Mas por dentro há outras pinturas,

que não se vêem:

umas são imagens do mundo,

outras são inventadas.

O Olho é um teatro por dentro.

E às vezes, sejam atores, sejam cenas,

e às vezes, sejam imagens, sejam ausências,

formam, no Olho, lágrimas.

Cecilia Meireles

Um comentário:

  1. Este olho se chama Terra, planeta Terra...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir