sexta-feira, 4 de junho de 2010

A lenda do rio que chorou


Há uma linda história indiana que conta que quando Deus criou o mundo Ele criou o céu, a terra e os oceanos. Logo em seguida, criou o primeiro rio e esse rio...chorou! Isso mesmo, segundo a lenda, o primeiro de todos os rios chorou. Isso ocorreu porque como era o primeiro de todos os rios ele estava inseguro do que ocorreria consigo. Diz a história que ele nasceu da primeira fonte gerada pela primeira chuva e que começou a crescer em volume à medida que sua extensão aumentava e com seu crescimento a vida aquática na água doce começou a aparecer. Sendo assim, após percorrer grande distância, acabou por avistar o oceano com toda sua imensidão e descobriu que era esse o seu grande destino: desaguar no oceano. Então ele tremeu com medo, pois o oceano era muito grande e acabaria por perder sua identidade e todo o seu esforço seria em vão. Então, quando desaguou no oceano pela primeira vez, o rio chorou. Diz a lenda que o barulho das águas de um rio ao encontrar as águas do oceano são as lágrimas inseguras do mesmo.


No entanto, após passar algum tempo, ele percebeu que não havia motivos para temer, pois não deixaria de ser um rio e sim passaria a fazer parte do oceano, a ser um pouco do oceano. E ao evaporar pela primeira vez, suas águas já misturadas com as do oceano tornaram-se chuvas que abasteceram os novos rios. Aproveitando essa oportunidade, passou a contar para todos os demais novos rios que não temessem, pois o destino de todo grande rio era tornar-se parte e algo muito maior e isso perpetuaria sua vida!

Gosto muito dessa lenda, pois é repleta de simbologias, das quais a que mais que encanta é a que nos mostra que somos muito parecidos com os rios. Há momentos em que temos que nos entregar a um futuro desconhecido e ficamos temerosos, inseguros. Nesses instantes, olhamos para trás e observamos tudo o que vivemos em nossa existência e descobrimos que não há como voltar atrás. Somente nos resta ir adiante, apesar do receio e da dúvida. É exatamente o que ocorre com os rios. E da mesma maneira que ocorre com eles, também nos tornamos parte de um oceano chamado futuro, nos integrando à imensidão da vida, vencendo velhas fases e abrindo espaço para novas possibilidades! E assim nossa existência se perpetua em sua grandeza. Portanto, não tema as mudanças em sua vida, mas tire proveito delas. Se está inseguro(a) com o seu futuro, tome suas decisões e siga avante, sem receios, pois um oceano de infinitas possibilidades aguarda por você!


Ricardo Melo
( Foto da Cris )

10 comentários:

  1. A vida é tecida com os fios disponíveis de cada agora. De cada respiro. De cada ação. De cada acontecimento. De cada sabor. É essa tecelã que olha para você neste instante e me olha também. O que ainda não veio, quem sabe? Eu não sei.
    Sabor é o presente. Saber é quando a gente desembrulha.
    ( Ana Jácomo)
    As duvidas e medos em nosso caminho sempre estarão ali, só nos resta enfrentar, estufar o peito e seguir adiante!

    Lindo demais seu post!
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cris, como seus blog deu um "up" rs, esse vicio de blog envolve a gente né? rs parabéns ficou lindo o visual e essa lenda é belíssima, e foi enriquecida pela tua reflexão, muito bom de ler. bjs

    ResponderExcluir
  3. ... caso contrário perderemos o trem do futuro!

    Amei

    Um abraço

    Walter

    ResponderExcluir
  4. o vento afaga
    o cabelo das velas
    que apaga
    Bom final de semana,
    Boas energias sempre!
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris!! Tem selinho para vc lá no blog!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!! Tem tanta beleza neste texto que mexe com nossa maneira de ver as coisas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Cris

    Nós somos sempre parte de uma fonte, de um rio, de um mar ou de um Oceano. Nós somos particulas, gotas de àgua que sózinhas não somos nada mas junto com outras, podemos ser uma imensidão. O medo de sermos pouco é sempre algo que nos atormenta e nos assunta, por isso é preciso que nunca nos afastemos das outras pequenas gotas, pois será com elas que compreenderemos o nosso propósito.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Um texto maravilhoso, tocante....emoldurado por extrema beleza que há em teu blog!
    Um sonho estar aqui!
    Beijo minha amiga
    Bea

    ResponderExcluir
  9. CRIS,

    este rio estava certo.

    O que jogam de lixo dentro deles é , realmente para já nascer chorando.

    Mas a lenda é muito bonita!

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  10. Este texto mexe com a gente, Cris.
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas deixadas no Arca. A sua amizade me fortalece. Beijos, e fique com Deus.

    ResponderExcluir