terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ser ou Ter ? Eis a questão!

Ser ou ter, eis uma profunda questão para pensarmos em nosso dias. Até que ponto nosso desejo de ter acaba prejudicando nosso ato de Ser? O verbo ter significa o nosso desejo de possuir, de se destacar socialmente, de mostrarmo-nos bem sucedidos e alcançarmos o respeito de todos. Significa aumentarmos nosso poder de compra, nossa capacidade de consumir e de estimularmos outras pessoas a fazer o mesmo. Naturalmente que isso é importante. Desenvolvermos nossa capacidade de vencer na vida material é relevante, entretanto, até que ponto devemos nos descuidar de tudo o que afeta nossa essência para alcançar esse objetivo?


Quando nos referimos ao Ser, nos referimos a nossa essência mais profunda. Refiro-me a tudo o que somos, independentemente, do que temos: nosso caráter, nossos princípios, nossos valores, nossos sentimentos e nossa visão da vida e de nós mesmos. Ter é muito mais fácil do que ser. Podemos comprar o que queremos ter, em muitas ocasiões, mas jamais podemos comprar quem desejamos nos tornar. Para ser é preciso se transformar, fazer um mergulho íntimo e trabalhar por seu auto-desenvolvimento. Quem esquece a si mesmo para ter a qualquer custo, perde sua alma e sua identidade, ainda que more em um bom lugar, tenha muitos bens e se alimente em restaurantes melhores.

Como sempre, eu prefiro o caminho do meio, do equilíbrio. Creio que é possível sermos enquanto temos. É plenamente possível sermos honestos, generosos, bondosos à medida que vamos melhorando nossa situação econômica. Creio que devemos ajudar na construção de um mundo melhor com nossos exemplos à medida que vamos educando desejos e a dependência de nossos desejos. Portanto, cuide-se: não perca sua identidade, sua auto-estima, seus valores mais profundos para ter. Pois, tudo o que temos hoje podemos não ter amanhã, afinal a vida é como uma roda gigante em muitas oportunidades. Mas, aquele que é, nunca vai deixar de ser quem realmente se tornou. É uma conquista inexorável, que não perdemos. E, em seu caso, você acha que precisa melhorar a esfera do seu TER ou fortalecer ainda mais ao seu SER? Procure sempre equilibrar essa balança e sua vida lhe agradecerá!

Ricardo Melo
 
( Foto da Cris )

4 comentários:

  1. O caminho do meio sempre é o mais indicado...beijocas Cris.

    ResponderExcluir
  2. Triste é ver que a maioria das famílias, hoje em dia, educam seus filhos para ter e não para ser.
    Nada de valores humanos.
    Grande bj. Edna Campos

    ResponderExcluir
  3. É claro que o ter é importante, mas tem pessoas que teem pouco mais são muito mais do que possamos pensar...

    Fique com Deus, menina Cris.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Ter é transitório e momentâneo. Muitas vezes egoísta, e muitos o consideram injusto, segregacionista. Pode ser motivo de felicidade ou infelicidade.

    O Ser é permanente e intransferível... é eterno. Mais vale alguém que "é" para sempre do que aquele quem "tem" por um tempo.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir