sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Arte de Ser Feliz


Houve um tempo em que minha janela se abria

sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.


Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio,

ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.

Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem,

para as gotas de água que caíam de seus dedos magros

e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.

Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola.

Pardais que pulam pelo muro.

Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.

Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.

Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Às vezes, um galo canta.

Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.

E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,

que estão diante de cada janela,

uns dizem que essas coisas não existem,

outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente,

que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

 
 
Cecilia Meireles

15 comentários:

  1. Coisa linda em! É tanta bleza que qse se pode regar as flores tb. Feliz esse post amiga. Estou conhecendo cecília pelos blogs. Estou amando e me identifico muito.Olho pra você entre a árvore e vejo uma fada, não sei porque.Lendo Cecília e te vendo, dá até vontade de fazer poesia.rs...bjs miga e excelente final de semana

    ResponderExcluir
  2. As vezes, as nossas felicidades depende de quais janelas nós olhamos, ou se olhamos para uma janela fechada pelo nossos próprios atos (quando a gente a fecha a janela é quando nos negamos a ver o restante da felicidade que a vida proporciona)...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este é umm dos poemas da Cecília que mais gosto, identifica-se muito com nossas vidas comuns.
    beijão, lindo final de semana

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA, Cris

    "é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim."

    VERDADE:

    Com os olhos que vemos o que está a nossa frente, é que faz toda a diferença.

    Teu cantinho está muito lindinho, parece com você, com seu jeitinho de ser.

    Um abençoado final de semana para vocês,
    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Siempre es un agrado leerte..

    Un beso

    Un abrazo
    Con mis
    Saludos fraternos..

    Que pases un buen fin de semana..

    ResponderExcluir
  6. Cris

    Venho desejar-te um bom fim de semana e sugerir-te que passes por:
    Mimos&Selos

    http://mimoseselos.blogspot.com/

    Foste premiada!

    Mais tarde virei para te ler com atenção.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca te vi.
    Mas sei que você realmente existe!
    Eu lhe transformo em realidade,
    Como magia espalhado no ar!
    A sua voz é como de um Anjo,
    embora nunca a tenha ouvido.
    Você sempre tem uma palavra de
    conforto e alegria.
    Embora esteja longe sempre
    lhe sinto bem perto de mim!
    Você é muito especial para mim
    e enquanto você estiver em minha tela,
    Eu nunca estarei só.

    Bom dia amiga.

    Fim de semana de muita paz,saúde, amor.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Lindo seu blog, adoro vir aqui.

    Beijo,

    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Tudo vai muito do jeito do nosso olhar.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  10. Oi queriida!
    Obrigada pelo carinho.
    Adorei o teu cantinho, é de uma pazzz!
    Tenha um final de semana perfeitinho.
    Namastê.
    Suh ;)

    ResponderExcluir
  11. Já dizia Saramago que não basta ter olhos; há que aprender a ver. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá Cris, tudo bem?
    Passei para te dar um alô e desejar um final de semana cheinho de luz e amor, me deparei com este post belissimo de Cecília Meireles.
    Em meu blog tem post que diz assim: “Há pessoas que transformam
    o Sol numa simples mancha amarela.
    Mas há também aquelas
    que fazem de uma simples
    mancha amarela o próprio Sol”
    (Picasso)
    Significa que a beleza está nos olhos de quem a vê.
    É muito aconchegante este cantinho!
    Um abraco,
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris, tava com saudades de vc...
    o texto é belíssimo, como tudo q vc posta.

    um grande beijo no coração e um domingo cheinho de alegrias!

    ResponderExcluir
  14. Olá CRIS
    Vim retribuir sua visita lá no meu blog e aproveitar para conhecer o seu. Que delícia de lugar, muita sensibilidade, gostei muito.
    Volto mais vezes, prometo, e fique a vontade para voltar.
    Um abraço
    Ah, adoro cães, esses da foto estão lindos sorrindo...

    ResponderExcluir
  15. Venho não para comentar, fá-lo-ei de outra vez, mas apenas para agradecer a sua visita ao meu blog, comentário deixado e ter-se tornado seguidora.
    Fico nos seus também.
    Abraço

    ResponderExcluir