quarta-feira, 4 de novembro de 2009

História



Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se ao redor do monarca. "Ó vös, sábios", disse o rei, "eu tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições de resolvê-lo." Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra por eles já vista. O rei esclareceu: "Aqui vedes a maior e mais pesada porta do meu reino. Quem dentre vós pode abri-la? " Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade de fazê-lo. Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta. Ele examinou-a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se. Ela tinha estado apenas encostada, não completamente fechada, e as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de renconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia. O rei disse: "Tu receberás a posição na corte, pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves, tu colocas em ação tuas próprias faculdades e arriscas experimentar."

Conto da tradição persa

15 comentários:

  1. É verdade. A gente tem mania de achar tudo difícil sem ao menos tentar. Belo conto. bjão

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE, Cris

    Parece o portãozinho da minha varanda, ele fica tão trancado que ninguém tenta abrir e no entanto está só preso pelo calor que dilata o ferro. É só empurrar com força e ele abre. Nem tudo que parece, é.

    Um final de tarde abençoado para vocês,
    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Belo conto, cheio de mensagem. É preciso arriscar mesmo, deixar que o espírito parta à aventura para descobrir a porta entreaberta que dá passagem para o lado de lá.
    Um grande beijinho,
    Maria Emília

    ResponderExcluir
  4. Cada pessoa tem as suas caracteristicas, as vezes algumas com as caracteristicas certas para vencer um desafio, outras, tem de treinar mais as respectivas caracteristicas para vencer um desafio...

    Foi o caso do vizir, que tinha as caracteristicas para vencer o desafio, o restante tinha de treina-las...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem.. reflexiva!

    beeejo e boa quinta,amiga.

    ResponderExcluir
  6. Me gusto tu post.. hace reflexionar..


    Un beso

    Un abrazo
    Con mis
    Saludos fraternos...

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris

    Obrigada pela sua visita.
    O seu blog é também um encanto. Estarei sempre por aqui

    Beijos

    Julimar

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga
    Obrigada pela sua visitinha ao meu blogue.
    O seu blogue está lindo e o seu titulo "Meu Olhar Sobre..." Diz muita coisa... é muito profundo e vasto.
    Parabéns e continue sempre assim.
    Reikisses
    Maria Souza

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Passei por aqui e abri a porta com muito carinho...gostei do conto e deixei-me ficar.
    Nunca devemos deixar de dar o primeiro passo e lutar por aquilo em que acreditamos.
    Se quiser visitar o meu mundo, será bem-vinda.

    Muita paz e luz

    ResponderExcluir
  10. Ola Cris,

    O Canto de Contar Contos vai comemorar o seu primeiro ano de vida e eu vim te convidar para a festa, passe por lá para saber mais.

    Um beijo

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Uma bela mensagem para refletirmos.

    Otima tarde pra vc amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga!

    Belíssimo conto. Adorei.
    É mesmo assim que temos que enfrentar os desafios que a vida nos apresenta no dia a dia, mesmo que pareçam inultrapassáveis nós os venceremos se para tanto não nos faltar a coragem, e força interior.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Cris

    Arriscar é o segredo para ter sucesso... sempre foi!

    Um beijinho muito grande

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA, Cris

    SAUDADES !

    Passando para desejar um abençoado dia e um ótimo final de semana para vocês,

    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Oi, fiz um comentário de agradecimento pela sua visita a meu blog e não estou vendo.bjs

    ResponderExcluir