O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:
Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.
Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...
ROTINA
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.
Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. . em outras palavras... V-I-V-A. !!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.
E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di fE rEn tEs !
CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...
V I V A !!!
Por Airton Luiz Mendonça
(Artigo do jornal O Estado de São Paulo)
Me gusto interesante articulo.. el cerebro es la esencia del ser..
ResponderExcluirUn abrazo
Saludos fraternos.
Interessante, sendo que parte do texto eu já conhecia, mas não sabia da parte de "apressar o tempo"...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Tarcia.
Um asbraço.
querida Cris
ResponderExcluirHá mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.
Um lindo Natal e um ano maravilhoso
beijos
Julimar
Muito bom. Viver a vida e não passar por ela, escrever a sua história. Nascemos para ser felizes, ainda que eventualmente o coração aperte. Amei menina Cris Tarcia...hehehehe. Que seu Natal tenha sido de paz e saúde e que 2010 venha com qualidade de vida e de pensamentos. Beijocas!
ResponderExcluirIsso é muito interessante,Cris!beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOlá Amiga,
ResponderExcluirUm Feliz Ano Novo cheio de Luz e Paz para você e sua família.
Agradeço por tê-la conhecido este ano e por ter me acompanhado no blog com seus comentários.
Beijinhos
Olá Cris
ResponderExcluirPassou bem sua noite de consoada? Estou certo que sim...!
Bem... seu cantinho é escola de ensinamentos onde venho colher sabedoria...
Realmente nosso cérebro é uma máquina extraordinária, que por mais que vivamos, nunca haveremos de entender na totalidade todo o seu complexo e fascinante funcionamento.
Deixo o meu beijo amigo, desejando que o ano que se apróxima, seja para você um ano de muitas realizações pessoais...
Cris
ResponderExcluirExcelente artigo para a compreensão do tempo e da forma como o percepcionamos.
A rotina, na verdade, dá-nos segurança, mas terá de ser doseada para que a vida não se perca rápidamente na duplicação de experiências que se apagam.
Um beijinho
Caramba! Que lição! E foi tudinho pra mim rs... Ando tão parada amiga! Vou melhorar,aproveitar a vida! Que 2010 seja de mudanças boas,realizações , amorosidade e prazer! Que o tempo seja aliado para fazermos "diferente". Bjão e muito obrigada por td que aprendo com vc.
ResponderExcluirCris, que sua luz continue a brilhar em nossa nossa vida. Excelente texto. Segue uma oração para iniciar este ano de 2010.
ResponderExcluirSenhor Deus,
dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao ter acabado o ano de 2010, quero-Te AGRADECER por tudo aquilo que recebi de Ti.
Obrigada pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz no ano de 2010, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores.
Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, as com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te, por todos meus olvidos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Nestes dias começamos um novo ano.
Paro a minha vida diante do novo calendário que já se iniciou e apresento-te estes dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, te peço para mim, meus familiares e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio compreensão e paz.
Fecha os meus ouvidos a toda a falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom.
Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos para que as derrame por onde passar.
Senhor, aos meus amigos que lêem esta mensagem, enche-os de Paz, Sabedoria e Amor.
E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
Enche-me, também, de bondade e alegria para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouco de Ti.
Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir FELICIDADE.
Feliz Ano Novo!
Bjs
Depois de tudo, o melhor das nossas vidas, encontra-se no coração dos nossos amigos.
ResponderExcluirFoi bom ter-te encontrado!
Feliz 2010!
Um beijo
Graça
Oi Cris, estou passando para te deseja um feliz ano novo. Continue amorosa e cheia de luz que seu carisma encanta.
ResponderExcluirBjao grande
BOM DIA, Cris
ResponderExcluirPassando para desejar um FELIZ 2010 para você e todos que você ama, recheado com todas as bênçãos que o Pai já tinha reservado para cada um.
Fiquem com Deus,
Beijos,
Querida Cris
ResponderExcluirQue o Novo Ano te traga tudo o que ainda te falta e te permita continuar, com saúde, a ser a pessoa linda que és.
Um beijinho com todo o meu carinho
Amiga da alma e do coração,
ResponderExcluirÉ a nossa consciência que se plenifica quando estamos ligado com o Divino.
Que a Divina Luz imanente em nós ilumine seus caminhos neste ano de 2010.
Feliz Ano Novo!
Muita paz e harmonia.
Sublimes abraços
...Cris minha linda,
ResponderExcluir...hoje não venho aqui
para comentar seu post,
e sim para virtualmente
lhe deixar o meu carinho
e o meu abraço desejando-lhe
TUDO e NADA.
TUDO de bom,
e NADA de ruim neste 2010
que desponta com ares
de amor e paz!
e assim será!!!
um beijo!
Cris
ResponderExcluirDe passagem para desejar um Feliz Ano Novo.
Bjs
Cris, você soube escolher bem o artigo a ser posto...
ResponderExcluir*************
Minha querida amiga, Cris,
Eu a agradeço pela a amizade que se fez entre nós neste ano que se vai.
É com carinho que a convido para ler o meu último post do ano de 2009.
Beijos e nele estão os meus votos de Ano Novo,
Ana Lúcia.