Ninguém se arriscava a passar por um caminho onde uma cobra venenosa tinha feito sua moradia. Certa vez, um homem sábio passava tranqüilamente pelo caminho tão temido, desconhecedor de que ali vivia a tal serpente. Subitamente ao sentir as vibrações e o calor do homem, a serpente levantou a cabeça, desenrolou o enorme corpo e aprontou-se para o bote. O homem, ao avistá-la, pronunciou uma fórmula mágica e ela caiu aos seus pés. A cobra, amansada pela força da magia e pelo destemor, olhava atenta para o sábio.
Minha amiga – perguntou ele à cobra –, você tem a intenção de me morder?
A cobra, espantada, não abriu a boca.
Por que você ataca as pessoas desavisadas, fazendo mal a elas? Eu vou lhe ensinar uma fórmula mágica poderosa, e você vai repeti-la constantemente. Desse modo, aprenderá a amar a Deus e aos seres de Deus e, ao mesmo tempo, perderá a vontade de fazer mal aos outros e agredir indiscriminadamente.
O homem murmurou a fórmula no ouvido da cobra. Ela agradeceu, balançando a cabeça, e voltou para o buraco que a abrigava. Desse dia em diante, passou a levar uma vida inocente, dócil e pura, sem sentir desejo de atacar ninguém.
Passado alguns dias, as crianças do lugarejo perceberam a mudança de comportamento da cobra e, pensando que ela tinha perdido o veneno, começaram a maltratá-la. Atiravam-lhe pedras e cutucavam seu corpo roliço com gravetos pontiagudos, machucando o pobre animal. Gravemente ferida, a cobra não reagia e voltava desconsoladamente para o seu abrigo. Tempos depois, o sábio voltou a passar pelo caminho e procurou a sua amiga serpente, mas não a encontrou. As crianças disseram que ela havia morrido. Ele sabia que Deus é poderoso e que não permitiria que ela morresse sem ter solucionado o grande problema da vida, isto é, o autoconhecimento pela realização do divino. Continuou a chamar por ela. Finalmente, surgiu o animal arrastando-se, tão magro como um esqueleto, e parou aos pés do mestre.
Minha amiga, como você está?
Muito bem, Vai tudo bem, graças a Deus.
Mas por que você está tão magra e fraca?
Como o mestre me ensinou, procuro não fazer mal a nenhuma criatura. Alimento-me só de folhas. Por isso emagreci.
Não, não deve ser apenas a mudança de alimentação. Deve haver outra razão. Pense um pouco!
Ah, sim! Agora me lembro. Uns meninos malvados me bateram e me feriram. Eles não sabiam que eu não mordia mais e me atacaram por medo.
Minha boa amiga, eu lhe recomendei não morder. Eu não a proibi de silvar para afastar os importunos e mostrar quem você é.
História de Sri Ramakrishna
Isso me faz pensar que os extremos são perigosos...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Tarcia.
Um abraço.
Cris, primeiro quero agradecer teu carinho lá no rabiscos.
ResponderExcluirQuanto a sua postagem de hoje, é de uma reflexão muito grande.
Muitas vezes mudamos algumas atitudes nossas para assim agradar aos nossos semelhantes e eles no compreende forma diferente, precisamos tentar o meio termo, sermos dóceis mas verdadeiros ao mesmo tempo.
Beijos e um bom domingo.
Nossa,belíssimo post!
ResponderExcluirLindo ensinamento!
Realmente não devemos fazer o mal,
mas não podemos permitir que nos façam mal também!
Não devemos atacar,mas temos que nos defender,não é mesmo?
Muitos beijinhos para voce,tenha uma semana com muita luz e bondade!
Olá Cris
ResponderExcluirRealmente... Só a sabedoria de uma atitude sesata, frontal, e sem receio, e não acovardada, poderá desarmar aqueles nas suas mãos, tão somente têm pedras para jogar a quem não se tiver precavido por arma maior: a inteligência.
Uma boa semana para você
Beijo
Pois é Cris... estive no Brasil por quato vezes, a primeira em 1996 e a última à 4 anos atrás. Conheço relativamente bem os estados de S. Paulo, Rio, Minas e Pernambuco. De todos os lugares que conheci, a minha maior saudade vai para Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Rio,Ubatuba, Ilha Grande, Parati, Piracicaba, Águas de S.Pedro,Petrópolis,Porto de Galinhas, Maria Farinha e tantos outros lugares...
ResponderExcluirBons amigos aí tenho...
Beijo grande Amada Terra Brasil!!!
Desejo uma ótima Semana!
ResponderExcluirQue cada dia seja repleto de muitas alegrias!
beijooo.
Vim agradecer a sua visita à minha "Casa" e conhecer seu espaço.
ResponderExcluirAgradou-me muito.
Vou fazer-me sua seguidora, para não lhe perder o rumo...:) pois quero continuar a vir cá.
Este seu último post é digno de grande reflexão.
Muito bom.
Boa semana
Beijinhos
Mariazita
Oi Cris!
ResponderExcluirBrilhante este seu post!
Ele nos leva a uma profunda reflexão que para mim inclui o fazer respeitar-se. A gente pode muito bem se impor com docilidade, sem ser agressivo. Mas para isso acontecer é necessário ter auto confiança e auto estima, senão a agressividade só existe porque se torna uma defesa.
Bjussss
Olá amada amiga Cris,conto esse,quase parábola,a sabedoria contida,emana, o sustentáculo da vida,a humildade!amei!vc dez é!mas...triste estou,pois em blog meu oraganizando caravana da vida,rumo aos campos infinitos dos girassois,para a forma de amor mais intensa fundamentar,a amozade,carece docê,que reserva não fez e nem conhecimento tomou,mas...tem problema não,humilde e simplório sou,bem sei,e personalidade tenho não vou chorar por isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBuááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááa´
sniffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
amamos ocê Cris Tacia!
vá lá reserve sua passagem ao infinito da AMIZADE!
HUHUUU VIVA A VIDA!
TUDO TEM SEU BOM SENSO..
ResponderExcluirVAMOS INTERMEDIAR, QUE DÁ CERTO...ACHO...
AMIGA, BEIJOS...
Pois é... já viu a água que caiu em sampa???
Nem papai Noel escapou...
Cris!
ResponderExcluirMuito lindo o teu post!
Continuo te esperando nos meus blogs. O cafezinho virtual já está pronto!
Bjkasss!
Cris..
ResponderExcluirSer humilde e bom, não significa deixar-se humilhar. A humildade tem uma força, a força própria das coisas dignas!
Um beijinho muito grande
( Sim, o meu texto refere-se a mim, à minha irmã e à minha sobrinha )
Eu passei aqui novamente.
ResponderExcluirAlém de achar lindo MG, teu blog é muito bacano.
Tenhas um ótimo fim de semana.
Amiga Cris,
ResponderExcluirBela lição.
Não fazer mal a ninguém não significa que nos deixemos maltratar.
Beijos
Ná