terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Relógio Antigo


Na sala de uma velha fazenda, havia um relógio antigo que há mais de cento e cinqüenta anos fazia ouvir, sem parar, seu fiel tique-taque. Toda manhã, ao raiar do dia, o fazendeiro descia e seu primeiro cuidado era fazer uma visita ao relógio para assegurar-se de sua exatidão. E eis que uma manhã, quando ele entrava na sala como de costume, o relógio se pôs a falar:


“Há mais de século e meio”, disse ele, “que trabalho sem cessar e marco a hora sem falhar. Agora estou cansado, não seria justo que eu descansasse e parasse meu tique-taque?”

“Sua queixa não é justa, bom relógio”, respondeu-lhe o inteligente fazendeiro, “pois, você se esquece de que entre cada tique-taque, você tem um segundo para descansar.”

E o relógio, após refletir, retomou seu trabalho como de costume.

Extraído do livro: “Belles histoires – Pequenos contos de Grande Luz”

12 comentários:

  1. Olá Cris
    Muito se pode pensar e achar sobre esta simples e ineressante história...
    Não, já não vou desligar o tic-tac de um barulhento relógio que tenho no banheiro. Que trabalhe, eu também trabalho e nem sei se descanso assim tanto quanto ele... ehehehe

    Cris, a tal pessoa sou eu mesmo, exibindo a minha triste figura... espero que tenha gostado do passeio. Se não conhece... vá agendando, mas não se esqueça de tb ir a Chéchén-Itza. Eu tive a sorte de me terem oferecido a viagem, doutro jeito, sei não...

    Beijos
    - Itza

    ResponderExcluir
  2. Perdón por mi ausencia de estos días.. no me siento muy bien de ánimos.. Ya mas tranquilo me pondré al día con sus blog.. mas adelante.
    Lo siento.

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderExcluir
  3. muito sabio o fazendeiro.

    gostei.

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Vim conhecer o seu blog e encontrei muitas palavras carregadas de sentimentos e lições profundas.

    Espaços assim se justificam pelo afeto que inspiram.

    Semana de sonhos para ti.

    ResponderExcluir
  5. Cris amiga da alma,
    Com certeza a sabedoria iria aparecer, vivendo na simplicidade de uma fazenda.
    Sublimes abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris!
    Obrigada pela sua visita!
    Adorava ter um relógio de cuco. Acho lindo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    O Blog Mosaicos do Sul lançou sua primeira promoção, em comemoração ao aniversário de 6 meses. O prêmio é o livro 1000 Lugares para conhecer antes de morrer. Passa lá e participa!

    Abraço,

    Cacau
    www.mosaicosdosul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Na casa da minha madrinha tinha um relógio assim, adorava ver o cuco e escutar as badaladas.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Cris querida. Sabedoria rural. Muito bom.
    Passando aqui para desejar-lhe um final feliz de semana, agradecer-lhe sua presença no Arca e deixar-lhe o meu carinho e amizade. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. E no final das contas, tudo depende do ponto de referência (pois o relógio pderai argumentar que a pausa seria parte do trabalho)...

    Fique com Deu, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Chego aqui e aconteceu paixão a primeira vista!
    Tudo captura de forma total os olhos e os sentidos todos!
    Voltarei muitas vezes!
    Beijo carinhoso
    Bea

    ResponderExcluir
  12. Esta estória do descanso do relógio nos dá uma lição de vida. Eu nunca tinha parado para pensar nisso. Podemos relacionar esta pequena estória à nossa propria vida. Pois o nosso coração pode também reclamar que trabalha tanto e que precisa de um descanso, e aí lhe dizemos que ele já descansa entre um batimento e outro.

    ResponderExcluir