Um monge aproximou-se de seu mestre - que se encontrava em meditação no pátio do Templo à luz da lua - com uma grande dúvida:
"Mestre, aprendi que confiar nas palavras é ilusório; e diante das palavras, o verdadeiro sentido surge através do silêncio. Mas vejo que os Sutras e as recitações são feitas de palavras; que o ensinamento é transmitido pela voz. Se o Dharma está além dos termos, porque os termos são usados para defini-lo?"
O velho sábio respondeu:" As palavras são como um dedo apontando para a Lua; cuida de saber olhar para a Lua, não se preocupe com o dedo que a aponta."
O monge replicou: "Mas eu não poderia olhar a Lua, sem precisar que algum dedo alheio a indique?"
"Poderia," confirmou o mestre, "e assim tu o farás, pois ninguém mais pode olhar a lua por ti. As palavras são como bolhas de sabão: frágeis e inconsistentes, desaparecem quando em contato prolongado com o ar. A Lua está e sempre esteve à vista. O Dharma é eterno e completamente revelado. As palavras não podem revelar o que já está revelado desde o Primeiro Princípio."
"Então," o monge perguntou," por que os homens precisam que lhes seja revelado o que já é de seu conhecimento?"
"Porque," completou o sábio, "da mesma forma que ver a Lua todas as noites faz com que os homens se esqueçam dela pelo simples costume de aceitar sua existência como fato consumado, assim também os homens não confiam na Verdade já revelada pelo simples fato dela se manifestar em todas as coisas, sem distinção. Desta forma, as palavras são um subterfúgio, um adorno para embelezar e atrair nossa atenção. E como qualquer adorno, pode ser valorizado mais do que é necessário."
O mestre ficou em silêncio durante muito tempo. Então, de súbito, simplesmente apontou para a lua.
Tam Hyuen Van

Sabedoria é sempre bem vinda.
ResponderExcluirbeijooo.
Lindo texto !!! Obg pela partilha...Bjim
ResponderExcluirCris,
ResponderExcluirUm belo ensinamento. O ser humano se olhasse com atenção à sua volta encontraria todas as respostas para as suas dúvidas e não precisaria que lhes fosse revelado nada.
beijinhos
Belo oriental conto,com filosófico conteúdo,me recorda Rui,o Barbosa:"muitas foram as vezes que me arrependi de ter falado,mas nunca,de ter calado!
ResponderExcluirviva la vida
bzuz
Belo texto. Muitas das vezes as palavras são dispensáveis, noutras desejáveis. Beijocas!
ResponderExcluirLindissima mensagem.
ResponderExcluirBom fim de semana.
bjs
Maria
Há um tempo destinado a tudo, a falar e a calar.
ResponderExcluirGotei da filosofia subjacente ao texto.
Abracinho
Olá como tem passado? Gostei também da tua história Zen. Acredito na simplicidade como forma de expressão.
ResponderExcluirabraços
Oi Cris
ResponderExcluirObrigada pela presença e pelo comentário.
Palavras nem sempre sao como bolhas que se desfazem , elas chegam assim de mansinho e se instalam também em silencio sem que se precise prende-las.
Gostei muito do texto.
volto depois pra ver melhor seu blog,vou segui-la .
um abraço, bom sábado
Que maravilhoso estar aqui.....quanto para se ler, refletir, sentir de forma completa!!
ResponderExcluirBeijo carinhoso minha amiga!!!
Voltarei muitas vezes!
Sinto-me presenteada estando aqui!
Bea
Passando aqui para te desejar um domingo maravilhoso.
ResponderExcluirBeijos e flores!!
...as lições mais sábias são as mais simples e belas.
ResponderExcluirObrigada por partilhares.
Beijos de cá
Susana
Para você amigo de Internet
ResponderExcluirNós temos sentado dia pós dia,
compartilhando nossas vidas, nossos sonhos, nossos medos, nossos erros.
Continua me assustando como você
que um dia foi um estranho, tenha se transformado em um de meus mais
querido e estimado amigo.
Você é tão importante para mim como qualquer de meus amigos pessoais,
minha família ou vizinhos.
Você me faz sorrir,
quando compartilha suas brincadeiras.
Me faz rir quando conta suas histórias.
Me faz sentir sozinh@ quando se vai.
Você esta em meus pensamentos cada dia.
Para você...meu melhor amig@ da web!
Te Adoro!!!
Fique aqui onde eu possa te ver, te falar, compartilhar com você, suas brincadeiras, seu sorriso, seus sentimentos...
Obrigado por ser meu
amig@ de Internet!
(texto da net).
Uma semana de muita saúde, paz, amor e gdes realizações.
Beijooo.
Profundo, mas em parte, carregamos esta verdade, só que precisamos nos lembrar disto (como a existência de Deus)...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Tarcia.
Um abraço.