quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Você tem se cuidado?

"Precisamos construir em nós a mudança que desejamos ver implantada no mundo". A citação de Mahatma Ghandi nos induz a pensar, de forma profunda, sobre nossa forma de ser e agir.


Desejamos a felicidade - uma conquista inigualável para nossa existência, mas antes precisamos de prioridades. Uma delas é a capacidade de nos cuidarmos. O verbo cuidar, nesse caso, remete a descobrir nossas necessidades e passar a trabalhar para atendê-las.

Não é fácil encontrar o caminho mágico, se é que ele existe, e começar a construção de uma existência que faça sentido e nos traga muitas realizações. É uma atitude fundamental. Digo isso, porque é fácil perceber como nos envolvemos em confusões, dúvidas e, ainda precisando ponderar sobre muitas coisas, perdemos espaço para a inércia do estresse, entrando no "piloto automático".

Quando Ghandi falou sobre a importância de mudar internamente, ele se referia a trabalhar algumas crenças e pensamentos que alimentamos intimamente e, que influenciam diretamente nas ações do cotidiano.

Uma pessoa que busca melhorar a qualidade de vida, mas não acredita que isso seja possível, em função das dificuldades, terá mais dificuldades em relação às propostas de melhoria. Alguém que deseja mudar de emprego ou melhorar os rendimentos - precisando agir de forma ousada, mas não se arrisca pelo medo de fracassar, provavelmente, vai continuar onde está por muito tempo. Um estudante que sonha em concluir um doutorado fora do país, mas acha que é uma realidade distante - por estar na graduação e ainda dispor de poucos recursos, ficará desanimado diante das dificuldades, deixando de lutar por oportunidades que estejam a seu alcance com algum esforço extra. Sei que não é fácil mudar pensamentos e, principalmente, agir nos hábitos praticados há anos, mas às vezes precisamos fazer escolhas, pois viver é um exercício contínuo de assumir responsabilidades. Negar-se a lutar por um ideal, negligenciando nossa realidade interior, por temê-la ou mesmo por preguiça de enfrentá-la, é um equívoco que pode nos custar muito caro.

Que tal pararmos para pensar melhor sobre nossos ativos internos? Precisamos cuidar desses ativos, construindo crenças sólidas que reflitam em nosso comportamento os objetivos que tanto almejamos.

Dessa forma, cuidar quer dizer iniciar as modificações internas que nossa vida tanto precisa. Já parou para pensar em que pontos você precisa mexer? Vamos tentar?
 
Ricardo Melo

4 comentários:

  1. Tenho algumas coisas que preciso ajeitar, mas nada demais...coisas relativamente simples. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que seu dia seja belo...

    Que tenha sorrisos, suspiros e abraços.

    Sinta pelo menos uma gota de alegria,

    Desfrute do caminho, conte os seus passos.

    Olhe o céu, as nuvens brancas
    Sinta o vento soprando o rosto

    Renove as velhas esperanças

    Prove novos sabores, um novo gosto.

    Distraia-se, não faça nada

    Pelo menos, um minuto esqueça

    Das vozes, dos sons, das estradas...

    Ore, por aquele que mereça.

    Se doe, de alma e coração

    Ou não, mas também não faça nada mau.

    Olhe nos olhos, deixe fluir a emoção

    Não perca, a paixão, pois o corpo é mortal.

    O que temos são apenas sentimentos,

    Vontades, desejos e sonhos.

    Vivemos de bons momentos,

    Fantasias, visões e planos.

    Mas de nada vale, se não temos um bom dia

    Pois a vida é a soma de cada um

    E na soma dos dias,

    o saldo positivo é o que tem de ficar.

    Então... que você tenha um ótimo dia,

    E,uma vida abençoada!

    (desconheço autoria)

    Bom dia amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, pois é preciso primeiro visualizar conseguindo objetivo para então termos carga total para alcança-lo.

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bello escribes, siempre que te visito me doblego con cariño a tus letras..

    Un beso

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    ResponderExcluir