sábado, 16 de outubro de 2010

Agradeça a Deus


Ser grato é atitude digna que abre portas em portas em nossa vida. Creio muito nessa afirmação! Em um mundo tão competitivo como o nosso, em que para muitos o que importa é TER mais que SER mais, desenvolver um espírito de gratidão, de reconhecimento pelo que a vida nos oferece é sempre um ponto a ser ressaltado. Pare um pouco e pense: quantas pessoas em paz você conhece que são ingratas? A ingratidão não combina com a paz. Normalmente, ingratidão nos proporciona ansiedade, angústia e medo. Quando observamos apenas o que está errado e não valorizamos o que nos rodeia, ignoramos a serenidade que nos traz um pouco de lucidez nos momentos difíceis. Sem cultivarmos o espírito de gratidão nos condenamos a um estado contínuo de miséria interior.


Agradecer pelo dia, pela noite, pelo bom e pelo ruim, por tudo e por nada, sempre foram marcas das almas nobres que passaram por nosso planeta. Não por acaso, vislumbraram uma realidade diferente da nossa, mesmo vivendo em meio a ela. Vislumbraram a beleza na feiúra, a aprendizagem na dor profunda, o recomeço na perda. Nos mostraram ser possível viver em meio a tantos dissabores com leveza na alma e um sorriso nos lábios. E mesmo nos instantes mais cruciais foram capazes de se manter alinhados com sua postura nobre de caráter e gratidão. Foi assim com Jesus, com Ghandi, com Buda, com Madre Teresa, com Chico Xavier e tantos outros.

Apesar de nossa tendência a queixas constantes, ainda assim é comum sermos gratos por coisas boas. O difícil mesmo é sermos gratos também pelas coisas que chamamos de ruins. Não faz muito tempo eu ouvia um prece de agradecimento a Deus maravilhosa que começava assim: “...Senhor, hoje gostaria de lhe agradecer não apenas pelo que me aconteceu de bom, mas pelo que não me aconteceu de mal mesmo quando tudo deu errado em minhas expectativas....”. Confesso que suspirei e fiquei emocionado. Sou consultor há quase 15 anos em desenvolvimento humano, convivo com o que chamamos de sucesso na vida que temos e com o que chamamos de fracasso. E, honestamente, em meus valores não conheço ninguém que tenha realmente sucesso sem ser grato.

Que tal, pelo menos no dia de hoje, parar e perguntar: como posso ser mais grato pelo que tenho em minha vida? O que posso agradecer mais do que tenho agradecido ultimamente? Que tipo de exemplo desejo passar a quem me rodeia: um ingrato ou alguém que tenta reconhecer a beleza da vida em todas as coisas? Não se espante se ao responder essas afirmações de forma sincera, seu coração sinta-se mais em paz. É a paz da mente grata. É a paz de quem agradece por tudo e reconhece a presença de uma Mão Maior em nossas vidas, tanto nos momentos de alegria, como nos momentos de tristeza... Pense nisso!

Ricardo Melo

3 comentários:

  1. Gostei imenso deste texto. Sim, é tão importante esta atitude de gratidão e paz, nos traz tanta serenidade.
    Mesmo quando nos acontece algo que parece mau e nos perguntamos "porquê eu?", é bom experimentar o exercício de perguntar "e porque não eu?" e sobretudo quando se nos depara o bom, mesmo em coisa simples e agradecemos é bom pensar aí sim: "Obrigada Meu Deus, mas porquê eu? Será que tanta gente que sofre mais não o merecia? Porquê eu?" E então aí a gratidão é imensa e humilde, é o receber de uma graça nas coisas mais simples sem a compreensão do porquê de a merecer, é viver com a alma a jorrar de uma felicidade que queres distribuir, partilhar, levar mais além.

    É mesmo lindo este texto.

    Te agradeço por ele, porque me levou ao interior de mim, porque todos somos fracos e por vezes nos deixamos levar por forças negativas, que estorvam esta entrega total ao mundo que nos rodeia.

    Beijos de carinho
    Branca

    ResponderExcluir
  2. Já que ter importante, então TENHAMOS GRATIDÃO NO CORAÇÃO...

    Bom final de semana para ti =P

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Temos muito costume de agradecer apenas o que é bom! Pior ainda temos uma tendência enorme em pedir, solicitar e nunca,nunca agradecer!
    Jesus, um dia curou dez leprosos e apenas um que por sinal era samaritano (estrangeiro) voltou atrás para agradecer. Jesus perguntou-lhe: Então não foram 1o os curados?
    Devemos ser gratos por tudo...nada é nosso, tudo nos foi dado.
    Gostei do teu texto.
    Beijo e bom domingo.
    Graça

    ResponderExcluir