quinta-feira, 19 de maio de 2011
A felicidade no momento presente
O passado já se foi,
E o futuro ainda não chegou.
Não vamos nos afogar
Em arrependimentos pelo que passou
Ou em expectativas e preocupações sobre o futuro.
Buda disse que nós podemos
Ser pacíficos, felizes e livres
Neste presente momento.
Vamos ouvir as palavras de Buda
E deixar que a nossa tristeza e ansiedade se vá.
Vamos retornar a nós mesmos
E nos estabelecer no que está presente neste exato momento.
Vamos aprender a reconhecer
As condições de felicidade
Que estão presentes dentro de nós
E a nossa volta.
Podemos ouvir os pássaros cantando
E o vento soprando nos pinheiros?
Conseguimos ver as verdes montanhas,
As nuvens brancas, a lua dourada?
A Terra Pura está disponível
No momento presente.
Todo dia podemos nos divertir
Na Terra de Buda.
Cada respiração e passo consciente
Nos leva à Terra Pura,
Revelando todas as maravilhas
Do corpo do Darma.
Estou determinado a deixar de me apressar, competir,
Estando sempre ocupado e descontente.
Eu não vou correr atrás da fama, poder,
Riqueza e sexo,
Porque sei
Que isso não leva à verdadeira felicidade.
E tudo o que me trará é
Miséria e infortúnio.
Vou aprender e saber o que é suficiente,
Para viver de forma simples,
Para que eu tenha tempo de viver profundamente
Cada momento de minha vida diária,
Dando ao meu corpo e mente a chance de se curarem,
E ter o tempo para cuidar e proteger aqueles a quem dei o meu voto de amor.
Vou praticar para minha mente crescer
Em amor e compaixão,
Para que eu tenha a habilidade de ajudar
Os seres em todos os lugares
Que estão se afogando em anseios.
Eu peço aos Budas em todos os lugares
Para me proteger e me guiar,
Para me apoiar no meu caminho,
Para que eu possa viver em paz,
Com alegria e liberdade todo dia,
Realizando minha aspiração mais profunda
Enquanto discípulo deles,
A quem eles confiam e amam.
Chanting from the heart – Buddhist Ceremonies and Daily Practices, por Thich Nhat Hanh e monges e monjas de Plum Village. Parallax Press, 2007, pp72-74. Tradução por Tâm Vãn Lang
( Recebi esta linda mensagem por email e compartilho com vocês. Namastê )
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Que linda mensagem. É difícil o desapego, mas este é o caminho da iluminação.Esforço-me para conseguir desapegar-me das coisas.
ResponderExcluirAbs.
A vida é agora. Mas o desapego é difícil de ser levado ao pé da letra. Beijocas Cris.
ResponderExcluirTudo o que eu tenho se chama agora e tem a beleza que eu reparo. Se me detiver no ontem ou me apressar para ver o que não sei se virá, perco o segundo que faz do meu presente a maior oferta.
ResponderExcluirUm beijinho grande Cris