segunda-feira, 23 de novembro de 2009

As três melhores coisas


Havia um certo rei, na Índia, que costumava fazer três perguntas a todos que viessem a ele. A primeira delas era: “Quem é a melhor das pessoas?” A segunda: “Qual é o melhor momento?” E a terceira: “Qual é a melhor de todas as ações?” O rei estava muito ansioso por encontrar as respostas.


Um dia foi até a floresta, andou sobre montes e planícies, até que, finalmente, avistou um retiro espiritual e resolveu ali descansar.

Alcançando o retiro espiritual, o rei encontrou um monge considerado santo, o mestre da comunidade, que regava plantas no momento. Este percebendo o cansaço do rei, interrompeu o que fazia e correu em direção a ele, dando-lhe frutas e água fresca.

Em seguida, um indivíduo com o corpo machucado foi trazido para a comunidade por um outro monge. Tão logo o Santo que estava com o rei viu o homem ferido, foi até ele, limpou suas feridas e deu-lhe algumas ervas curativas. Somando-se a isso, falou-lhe algumas palavras doces para consolá-lo.

O rei foi expressar sua gratidão e despedir-se dele; recebeu suas bênçãos e se aprontou para partir, mas ainda estava perturbado pelas três perguntas.

Ao inquirir o Mestre da comunidade, o Santo esclareceu que as respostas para as três perguntas estavam contidas nas ações que o rei havia testemunhado na comunidade. Disse-lhe que, no momento em que o rei chegara à comunidade, ele regava as plantas e este era seu dever; ao vê-lo, parou o trabalho que fazia para ir até onde estava, dar-lhe água e frutas. Tais atitudes estavam de acordo com as tradições, uma vez que o rei tornara-se seu convidado. Quando aliviada a sede e o sofrimento do rei, uma outra pessoa, que estava machucada, foi trazida à comunidade e ele deixou o rei para servir ao outro indivíduo. Portanto:

-  Quem quer que venha buscar seus serviços, é o melhor dos indivíduos, naquele momento;

- Qualquer alegria que você possa proporcionar através desse serviço, é a melhor das ações;

-  O mais sagrado dos momentos é o presente, pois durante ele você pode fazer alguma coisa.

 Sathya Sai Baba

10 comentários:

  1. BOM DIA, Cris

    Amei o texto !

    Vamos praticá-lo, sempre.

    Um abençoado dia para vocês,
    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Maravilloso como siempre.
    Estaba ausente por cuestiones de salud..
    pero ya de regreso por aquí..


    Un abrazo
    Con mis
    Saludos fraternos


    Que tengas una muy buena semana..

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga, pensando exatamente assim, é que todos os dias...minha primeira palavras são:

    Mais um dia...mais um espetáculo imperdível...
    Graças a Deus...

    Bom dia vida!

    Belíssimo texto... e sua casinha é um presente lindo... beijos...

    Uma semana cheia de grandes realizações...

    ResponderExcluir
  4. Preciosa a lição...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo post para iniciar uma semana amiga.

    Achei o selinho, já levei, obrigada.

    Uma gde tarde pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Cris. Lindo posto. Quanta coisa podemos tirar daí para nosso crescimento espiritual.
    Obrigada pelo selo. Estou levando-o para o meu cantinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris
    E é com estes ensinamentos plenos de valores humanos que devemos pautar a nossa vida...
    Adorei!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Q lição mais bela...

    Obrigada Cris, uma linda noite prá vc tb.

    mil beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris

    São ensinamentos preciosos que devemos praticar em nossa vida.

    Beijos

    Julimar

    ResponderExcluir
  10. É verdade Cris.. . no presente podemos agir, é só querer.

    bjsss e boa semana

    ResponderExcluir