terça-feira, 24 de novembro de 2009

Poema do amigo aprendiz


Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.


Nem tão longe e nem tão perto.

Na medida mais precisa que eu possa.

Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,

Da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.

Sem forçar tua vontade.

Sem falar, quando for hora de calar.

E sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente, nem presente por demais.

Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...


Fernando Pessoa

11 comentários:

  1. Um conterrâneo que muito me orgulha
    Amigo é o que dá sem esperar nada em troca, diz presente se necessário, apoia mas não interfere, mas essencialmente é honesto, é correcto e respeita os limites dele próprio e do próximo.

    Muito bom seu blog
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. "Deus criou o AMOR e nós, humanos, não soubemos utilizá-lo.
    Ele então numa inspiração divina criou a AMIZADE
    e foi assim que o amor passou a ser utilizado
    na essência de seu significado.
    Quem está ligado por esse amor, distância alguma separa,
    pois a verdadeira amizade não une corpos,
    não une mentes, mas une corações
    e essa união é feita por Deus e o que Deus une,
    homem algum é capaz de separar."

    Boa noite amiga!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. A amizade é a mais nobre das relações.
    Gostei de ver aqui o mais nobre dos poetas da língua portuguesa, e lamentávelmente esta poesia não conhecia...
    Viva a amizade e a pessoa de Pessoa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Creio que amizade seja exatamente isto!
    Mesmo que sejamos íntimas,temos que respeitar o espaço da outra!
    Estar presente sempre que formos chamadas!
    Coloquei um post parecido com este!
    Beijinhos!
    Tenha uma ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE, Cris

    Dia-após-dia, vamos construindo nossas amizades, tijolinho por tijolinho.

    Com Deus no Controle de Tudo, Tudo fica mais fácil.

    Uma abençoada noite e um lindo amanhecer,
    Fique com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Só para falar que já peguei o selinho, e agradecer do fundo do coração seu gesto de amizade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que meigo amiga! Vim dar uma espiadinha na sua casinha...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Amigos, algo precioso, e te considero esta preciosidade...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Preciosos versos..

    Siempre es un gusto pasar por tu blog..


    Un beso

    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    ResponderExcluir
  10. Nossa!
    Saiba que voce coopera muito em minha vida! pois toda semana em minhas palestras faço referencia a suas historias.
    O pessoal gosta muito.Obrigada voce e iluminada.
    Beijo

    ResponderExcluir