sábado, 21 de novembro de 2009

O som é sagrado


Havia na Índia, um certo professor que tinha aproximadamente dez alunos, e sempre procurava ensinar coisas boas e construtivas a esses alunos, procurando-lhes reforçar o caráter.

A esse ashram (comunidade espiritual) chegou uma pessoa que tinha certa posição e poder. Como o professor estava no meio de uma aula, não foi até a porta receber aquele homem para dar-lhe as boas vindas e o visitante, devido à sua posição e autoridade, sentindo-se um tanto ofendido, entrou na sala e perguntou ao professor:

- Por que você não se importou com a minha chegada? O que está fazendo que não veio me receber?

O professor respondeu:

- No momento estou cumprindo meu dever para com as crianças, ensinando-lhes boas coisas.

O visitante retrucou:

- Só porque você as está ensinando a respeito do bem, acha que seus corações mudarão e se tornarão mais puros?

O professor tomou então, mais coragem e falou:

- Sim, é claro; é bem possível que seus corações se transformem através de minhas lições.

O intruso disse:

- Não, não posso acreditar.

Ao que o mestre retrucou:

- Quando você não pode acreditar, quer apenas dizer que, você não tem fé em tal coisa, o que não significa que isto seja razão suficiente para que eu deixe de ensinar boas coisas a essas crianças.

Com isto, a pessoa, que se sentia muito importante, começou a discutir e afirmou que não é possível mudar a mente de ninguém, usando apenas palavras.

O professor, que era astuto e experiente nesses assuntos, pediu a um dos meninos, o mais franzino e menor de todos, que se levantasse e, na presença do visitante, disse ao garoto:


- Vamos, meu caro menino! Pegue esse homem pelo pescoço e ponha-o porta afora!

Imediatamente o visitante, ao ouvir isso, tornou-se furioso, seus olhos ficaram vermelhos de tamanha raiva e quis bater no professor. Então o professor perguntou:

- Senhor, qual é a razão de sua raiva? Nós não lhe batemos, nem tampouco lhe botamos para fora: a única razão para tê-lo enfurecido assim, foram as palavras que pronunciei a este menino, que nem tem condições físicas para fazer o que pedi a ele. Você disse que não crê que meras palavras possam mudar a mente de uma pessoa. Qual a razão então, das simples palavras pronunciadas a esse pequeno jovem, terem mudado tanto a sua mente, a ponto de tê-lo irritado tanto? Portanto, é errônea sua afirmação de que com simples palavras não se pode mudar a mente. Com palavras se pode causar raiva ou afeição. Com simples palavras pode-se ganhar a graça de qualquer um”

Desta forma, se desejam conquistar amizades neste mundo, só podem fazê-lo usando palavras doces, falando de modo bastante amável e sobre coisas sagradas. Por outro lado, se usar palavras ásperas, não promoverá amizade neste mundo.

Chinna Katha – Sathya Sai Baba

10 comentários:

  1. Palavras respeitosas e gentis alegram o coração e suavizam os sofrimentos. Até uma crítica, se for feita com cortesia, será bem recebida. Sejamos sempre gentis e respeitosos com todos. Irradiando ternura nos relacionamentos, iremos encantar as pessoas. Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. E as vezes, caimos na mesma armadilha que tecemos aos outros (pois ele defendia que não dava para mudar alguém com as palavras, mas fora mudado pelas palavras que desprezou)...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    há pouco tempo estamos nos falando...
    devagarinho é que as amizades vão sendo tecidas nesse meio mágico que é o reino da blogosfera, como se diz por aí.

    Peço licença e autorização para colocar em meu blog esse texto riquíssimo sobre O PODER DAS PALAVRAS...
    Ele ilustra muito bem o meu Projeto com o mesmo nome, não sei se teve a oportunidade de ver no botoesmadreperola.blogspot.com
    Se conceder, vou ficar muito agradecida e feliz e coloco seu link, dizendo quem foi a alma boa que me emprestou....rsrs
    Teu blog é um amor, Cris!!!
    Um beijão, fique com Deus e bom finde pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo post!

    Boas palavras só trazem boas coisas!

    Falar com gentileza e delicadeza gera uma boa energia!

    Beijinhos no seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Um Anjo para Você


    Para iluminar seu caminho,
    para colocar ordem na sua vida,
    para você ter sempre a certeza,
    de que ele está ao seu lado,
    em todos os momentos.

    Em qualquer situação,
    na sua tristeza e na sua alegria.

    E mesmo que você se esqueça dele as vezes,
    ele estará sempre do seu lado,
    lhe ajudando, lhe dando conselhos,
    lhe conduzindo na sua estrada,
    as vezes triste, as vezes alegre.

    Ele sempre vai dar o melhor de si,
    para lhe ajudar, e em troca disso,
    ele só quer que você saiba dele,
    que acredite nele.

    Não precisa saber o nome do seu anjo,
    basta lembrar dele como uma luz,
    a iluminar o seu caminho.

    E você pode ter certeza de que ele é assim,
    uma imensa luz, que não se apaga nunca,
    que não fica fraca,
    que jamais perde sua força e seu brilho.

    Um lindo anjo para você...
    Que você possa contar com ele,
    Sempre....sempre...

    (Vilma Galvão).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA, Cris

    NAMASTÊ !

    Um domingo abençoado para todos vocês,

    Fiquem com Deus,

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. E é com delicadeza e amizade, nas palavras lidas em conto tão belo e genial, que lhe deixo um sorriso aberto, nesta tarde de domingo que acontece...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris, o texto é lindoooo e nos ensina muito, as palavras têm poder.

    Vim tb agradecer o selinho e dizer q já está rolando no meu blog com muito carinho.

    um grande beijo e uma semana cheinha de energias positivas!

    ResponderExcluir
  9. a amizade, é sem duvida um sentimento dos mais preciosos, e para alcansalo só com meigice, com carinho, com respeito...sem isso não se pode conquistar um amigo, e muito menos, mante-lo.
    sábias palavras.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Que sapiência! As melhores lições da vida são assim, na prática. O homem viveu nesse momento de arrogância a força das palavras. Muito lindo amiga. Já peguei o selo. Obrigada. bjão

    ResponderExcluir