sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tudo acontece para o melhor



Um certo príncipe, depois da morte do pai, herdou o reino e uma grande fortuna em ouro. Isso ele gostou – gostou bastante. O que ele não via com bons olhos era o fato de ter herdado também um velho ministro de seu pai.


Não que o ministro atrapalhasse a vida de festas e prazeres do jovem rei, mas é que ele estava sempre tão sério quanto um velho gato; sua presença era o suficiente para dissipar completamente o alegre espírito do rei e de seus companheiros.

Além disso, o velho ministro tinha o hábito de murmurar constantemente: “Tudo o que acontece, acontece para o melhor, se soubermos como aceitá-lo.”

Isso irritava profundamente o rei. “Como é possível que um forte resfriado ou uma queda de cavalo possa ser bom, sem falar em o melhor?” perguntava ele a seus confidentes e dizia:

“A lógica do ministro, através de longo uso, tornou-se tão embotada como sua cabeça velha e calva, e, assim, é inclinado a aceitar tudo o que vem, sem protestar, afirmando para si mesmo que tudo acontece para o melhor!”

Mas o rei não podia permitir que ele permanecesse tão simplório. Assim concluiu que algum evento excitante, tal como um passeio estimulante na floresta, seria bom para arejar a cabeça do velho companheiro de seu pai.

Assim, um dia pediu ao ministro que se juntasse a ele na caravana que iria caçar.

“Muito bem”, disse o ministro, como sempre.

Parecia que não seria um dia muito auspicioso. Nuvens pesadas e escuras surgira no horizonte quando o grupo iniciou a jornada. O príncipe pensou que elas seriam varridas pelo vento. Mas justamente quando entravam na floresta, um forte vendaval partiu o galho de uma grande árvore que veio caindo, caindo, até desabar sobre o próprio rei. Felizmente, ele escapou com apenas um pequeno corte na testa.

Não obstante, gritou de horror. E, ainda por cima, os guardas e os cortesões fizeram tal alarido que centenas de chacais, perto de um arbusto, juntaram-se à confusão.

O ministro, no entanto, sorriu e consolou o rei dizendo:

“Não fique perturbado meu jovem senhor. O que acontece, acontece para o melhor!” E acrescentou: “Tudo o que tem que fazer é aceitar todas as coisas no espírito certo.”

Nunca antes estas palavras enfadonhas, tinham soado tão sinistras como então. O rei tremia de raiva e ordenou a seus homens para amarrar o ministro e jogá-lo dentro de um buraco e gritou ironicamente alegre:

“O que acontece, acontece para o melhor, não é? Agora prove a sua própria teoria. Adeus!”

O rei e seus homens não tinham andado muito quando um temporal desabou, seguido de um pesado aguaceiro. Ouvia-se terríveis estrondos de trovões e algumas árvores, abatidas por raios, caíam diante do grupo. Em pânico, os homens correram na confusão, deixando o rei sozinho.

De repente, o rei foi cercado por uma gangue de bandidos. Nas profundezas da selva, a gangue tinha a sua própria crença e costumes. E dentre seus costumes, eles tinham o estranho hábito de sacrificar um ser humano no altar da divindade deles, em um certo dia do ano. E este dia tinha chegado.


O rei tentou escapar, mas ele não tinha forças suficientes para enfrentar sozinho os marginais. Foi capturado e levado para o santuário deles. Estava para perder a vida, quando os bandidos observaram a ferida em sua testa. Desapontados, mandaram-no embora, pois os rituais exigiam que o homem a ser sacrificado não tivesse uma única ferida recente em seu corpo.

Logo a chuva parou. O rei descobriu que estava no coração da floresta e tentou se orientar para achar o caminho. Quando seus homens finalmente o encontraram, estava atordoado e muito faminto; grande foi a alegria de todos.

O rei, exausto, sentou-se numa rocha e mandou alguns de seus homens libertar o ministro.

Logo o velho surgiu, calmo como sempre.

O rei abraçou-o e, prorrompendo-se em lágrimas, disse:

“Ó meu sábio ministro, agora compreendo a verdade de suas palavras. Teria sido morto se não fosse a ferida na minha testa. Pode perdoar-me pelo desrespeito que tive por você?”

“Esteja certo, meu nobre senhor, que o que quer que aconteça, acontece para o melhor. Eu vi os bandidos, mas eles não podiam me ver porque estava no buraco. Se tivessem me visto, certamente teriam me levado e agora minha cabeça e tronco não estariam mais juntos.”

Histórias da Índia Antiga

7 comentários:

  1. Bem, tenho de concorda com a história (apesar de não ter esta sabedoria normalmente)...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE, Cris

    Que legal ver uma história da índia com a mesma crença. Só confirma.

    Amei !

    Uma abençoada noite para vocês,
    Fiquem com Deus,
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris

    Quanta sabedoria nos traz esta estoria. Muitas vezes não entendemos os designios de Deus na nossa vida e lançamos impropérios contra o Pai. E Ele só está fazendo o melhor.
    Um grande beijo

    Julimar

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindíssimo.

    Estou maislve, voltarei sempre.

    E agora estou lhe convidando para conhecer meu blog:HUMOR EM TEXTO.

    É de graça (rs).

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  5. Só passei para saber ...
    da sua saúde esperando
    sempre que esteja bem,
    da sua casa rezando
    para que esteja em Paz,

    da sua família esperando
    que esteja em harmonia,
    de seu trabalho desejando
    um enorme progresso,
    dos seus problemas mais bobos
    almejando uma solução,
    das suas finanças aspirando
    que você prospere,
    da sua vida sentimental torcendo
    para que tenha um amor,
    das suas preocupações pedindo a
    DEUS que você encontre tranqüilidade,
    se você se sente só tomara
    que perceba que estou sempre aqui,
    se sente em total abandono quero
    que encontre apoio na FÉ,

    Só passei para te desejar
    Bom dia...
    Boa tarde...
    Boa noite....

    E para que saiba que estará
    sempre acompanhado (a)
    pelo bom pensamento desse anjo,
    E se ainda assim tudo lhe parecer escuro
    e você sentir que nada posso fazer,
    Saiba assim mesmo que sempre
    rezarei por você!
    até sempre.....
    (Seu Anjo da Guarda)


    (Autor Desconhecido).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Cris,

    Fico embebida a ler as suas histórias...qual criança.
    São deslumbrantes e sempre trazem fortes ensinamentos de vida.
    Parabéns.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, retribuindo a visita e agradecendo as palavras de incentivo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir