Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.
Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.
- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."
- "Por quê?" Perguntou o homem. "De que você está envergonhado?"
- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa da minha limitação, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.
O homem ficou sensibilizado pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.
Disse o homem ao pote:
- "Você notou, que pelo caminho só havia flores no seu lado. Ao conhecer sua imperfeição, tirei vantagem dela. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor. Se você não fosse do jeito que você é, o patrão não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."
Cada um de nós temos nossas próprias e únicas limitações. Se as reconhecermos, podemos usá-las ao nosso favor e, deste modo, das nossas fraquezas, podemos tirar forças e impulso para o nosso próprio desenvolvimento.
As Mais Belas Histórias Budistas

Cris, a história é linda...se cada um aprendesse a tirar proveito de suas próprias limitações, o ser humano seria muito diferente e haveria mais amor.
ResponderExcluirmil beijinhos prá vc!
Muito bonita essa história.Muito bonito seu blog. Estou seguindo.
ResponderExcluirBj
Olá Cris!
ResponderExcluirAqui venho mais uma vez, beber a seiva da sabedoria... Mais uma bela lição, que bem aproveitada, muito engrandece o ser humano...
Obrigada pelo bom dia!
Beijo
Siempre es un suspiro pasar a leerte.. gracias por tus escritos..
ResponderExcluirUn gusto leerte
un beso
Saludos fraternos
Un abrazo inmenso..
Oi cris, tu viu que linda a Flor? Uma hora poe as fotinhos dos teus Bassets para nos conhecermos... Devem ser lindo. Bjão e uma noite muito iluminada!!! Bjs, Nati
ResponderExcluirAcabei de ver as tuas fofuras!!! Tem foto aqui no blog! Bjs
ResponderExcluirOLÁ CRIS!!!
ResponderExcluirOBRIGADA PELA VISITA!!!
REALMENTE A ORAÇÃO FAZ MUITO BEM PARA A NOSSA ALMA!!!
LINDO POST!!!
EU JÁ CONHEÇO ESSE TEXTO,MAS É MUITO BOM PODER REVÊ-LO AQUI!!!
ADOREI!!!
BEIJINHOS E TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA!!!
Mas só conseguimos fazer isto se fomos sábios, ou pelo menos tentarmos...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Tarcia.
Um abraço.
Minha querida Cris...
ResponderExcluirMais um texto sábio que nos ofereces...
Todos somos imperfeitos, na verdade e todos somos criaturas magnificas se valorizarmos o que somos e soubermos viver com as nossas limitações. Sem dúvida!
Um beijinho
( Não me esqueci da publicação dos selos, simplesmente tenho andado sem tempo.. mas estão guardados com todo o carinho)
Olá... Passei por aqui para conhecer o seu blog, e já estou seguindo !!! Obrigada por sua visita e seu comentário!!!
ResponderExcluirLindo texto, PARABÉNS, Se todos nós aprendermos a respeitar as nossas limitações, com certeza viveríamos melhor!!!
Tenha uma linda e abençoada Sexta-feira!
NAMASTÊ
FERNANDA ZUCCHI
BOM DIA, Cris
ResponderExcluir"Cada um de nós temos nossas próprias e únicas limitações. Se as reconhecermos, podemos usá-las ao nosso favor e, deste modo, das nossas fraquezas, podemos tirar forças e impulso para o nosso próprio desenvolvimento."
Verdade, que cada um saiba reconhecer e aproveitar ao máximo o que Deus lhe deu.
Um feriado abençoado e um ótimo final de semana,
Fiquem com Deus,
Amo receber suas visitas,
Beijos,
Cris, que coisa boa te ler, não dá pra ler uma vez só, releio, pois sempre reflito sobre o que você nos deixa, obrigada querida.
ResponderExcluirBeijos com carinho e uma linda noite pra você.