De um monge que medita aprendeu que a mente pura e tranqüila tem um miraculoso poder de purificar e tranqüilizar outras mentes. Certa vez, encontrou uma mulher de extraordinária personalidade e ficou impressionado com sua benevolência, dela aprendeu que a caridade é o fruto da sabedoria. Certa ocasião, encontrou um velho viajante que lhe contou que, para chegar a um certo lugar, teve de escalar uma montanha de espadas e atravessar um vale de fogo. Assim, com suas experiências, Sudhana aprendeu que sempre há um verdadeiro ensinamento a ser colhido e assimilado em tudo aquilo que se pode ver ou ouvir.
Ele aprendeu paciência de uma pobre mulher, fisicamente imperfeita; aprendeu a pura felicidade observando as crianças brincarem na rua; e de um gentil e humilde homem, que nunca desejou aquilo que os outros desejavam, aprendeu o segredo de viver em paz com o mundo.
Ele aprendeu uma lição de harmonia, observando a composição dos elementos do incenso, e uma lição de gratidão, estudando arranjo de flores. Certo dia, passando por uma floresta, parou à sombra de uma árvore, para repousar. Enquanto descansava, viu, perto de uma velha árvore caída uma minúscula plantinha; deste fato aprendeu uma lição da incerteza da vida.
A luz solar do dia e as cintilantes estrelas da noite constantemente refrescavam sua mente. Assim Sudhana, aproveitou bem as experiências de sua longa jornada.
Aqueles que buscam a iluminação, devem fazer de suas mentes uns castelos e decorá-los. Devem abrir de par em par, os portões dos castelos de suas mentes, para , respeitosa e humildemente convidar a iluminação a entrar em sua recôndita fortaleza, aí lhe oferecendo o fragrante incenso da fé e as flores da gratidão e alegria.
Conto Budista

Tem selinho lá no blog pra vc amiga.
ResponderExcluirbeijooo.
Sempre podemos aprender algo com o mais simples, ao mais estudado, desde que tenhamos vontade (o conto narrado por ti diz isto)...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Tarcia.
Um abraço.
BOM DIA, Cris
ResponderExcluirÉ isso mesmo, quem não caminha desta maneira desperdiça a caminhada.
Vivendo, Amando e Aprendendo.
Um abençoado dia para vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,
Conto inspirador querida Cris.
ResponderExcluirbjao e ótima semana
Olá Cris! Como vai?
ResponderExcluirVi teu comenário no Almas Azuis, um dos meus blogs e vim aqui conhecer este teu espaço que amei! Parabéns teu blog é lindo e cheio de luz!
Gostaria de te convidar a conhecer meu outro blog: "Asas da Liberdade"
www.rosanasouzanasasasdoanjoazul.blogspot.com
Estarei te seguindo!
Beijos Luz!
RosanAzul
Bello disfrutar tus post.. en este mundo de palabras que acarician el alma..
ResponderExcluirUn beso
Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos
Li muitos livros de Dalai Lama quando vivia em Itália. Gostei muito. Dão tranquilidade ao nosso espírito.
ResponderExcluirEste texto não escapa à magia que o seu conteúdo exerce sobre o Ser Humano não indiferente a injustiças, usura, desamor, etc., etc., etc..
Parabéns, amiga!
Maria Letra
Olá Cris,
ResponderExcluirAs experiências são o nosso verdadeiro Mestre e é bom quando nos tornamos aprendizes diariamente.
A história é sábia...tão sábia quanto nós somos, só precisamos estar atentos enquanto caminhamos.
Se estivermos com a mente completamente cheia de pensamentos não nos apercebemos dos pequenos milagres que se manifestam na nossa vida.
Um beijinho com muita luz
Olá amiga Cris!
ResponderExcluirUm conto para ler e reler. Tantas e boas lições de vida.
Tinha que ser um conto budista. Tenho um fascínio enorme por tudo que é Oriental.
Obrigada, adorei.
Beijinhos
Ná