sábado, 27 de fevereiro de 2010

Qual o seu nível de adaptabilidade?


Nem sempre a vida tem o ritmo que desejamos que ela tenha. Ontem, segunda feira estava aqui em São Paulo e caiu uma chuva forte no final do dia. O aeroporto de Congonhas parou, o trânsito ficou uma loucura e as velhas reclamações começaram a ocorrer. Não dava para prever exatamente se choveria ou não, até porque a violência da chuva rápida surpreendeu até os meteorologistas. E assim veio a surpresa, obrigando a todos a se adaptarem a essa realidade. Foi difícil para todos, mas pouco tempo depois tudo já tinha se normalizado. Parando para pensar em como é comum situações inusitadas ocorrem em nossas vidas, é sempre importante nos perguntar: Eu sou uma pessoa que sabe se adaptar?

Vejo que muitos dos problemas mais graves em nossas vidas nascem exatamente do apego que temos a velhas formas de ser e de agir. Sem perceber, vamos sendo levados pela correnteza das velhas energias que podem ter feito sentido em uma época de nossas vidas, mas talvez não façam mais. Ser mais flexível, aberto a mudanças e atento aos detalhes que cada momento nos exige é tão importante para o êxito profissional, por exemplo, quanto uma boa especialização no que se faz. Por isso, a pergunta: Eu sou uma pessoa que sabe se adaptar?

E ao constatar que podemos melhorar nosso potencial de adaptação, vem outra pergunta: O que poderia modificar em meu jeito de ser e pensar para que me torne mais apto a lidar com as surpresas que a vida nos traz? Depois da chuva que mencionei, certamente, muitos retornaram a suas casas com um grande mau humor e várias histórias desagradáveis para contar. Bem, perderam a noite. Outros, que vivenciaram a mesma dificuldade, mas em um filtro existencial diferente, após superá-las, retornaram a suas casas e lá se encontrando, dando a graças a Deus que tudo tinha dado certo, apesar dos problemas e aproveitaram o restinho da noite. São escolhas que refletem nosso nível de adaptabilidade a situações adversas.

E você, o que pretende fazer a respeito? Há algo que poderia trabalhar em si? Há alguma postura que vale à pena desenvolver para ter mais flexibilidade? Lembre-se que a força das águas está justamente nisso: flexibilidade, pois se adaptam a qualquer ambiente em qualquer situação. Lições para refletirmos e implantarmos em nosso dia a dia. Boa sorte!

Ricardo Melo

13 comentários:

  1. Prezada Cris

    Cada imagem e palavra por você utilizada carregam sabedoria e ensinamentos.
    Razões para colocar-me como seguidor em seu Blog.
    Parabéns.

    Gostaria de deixar-lhe convite para visitar-nos e colocar-se em nosso grupo de amigos.

    http://llealenglishcourse.blogspot.com

    Abraços

    LLEAL

    ResponderExcluir
  2. Cris
    Muito obrigada pela visita e comentário em nossa casinha.
    Nem sempre a vida tem o ritimo que queremos, assim os chineses descobriram as estações, percebendo o ritmo da natureza e seguindo consoante sua previsão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris,
    Claro que pode evar o que quiser do blog. É para partilhar sempre.
    Assim é a vida de altruismo.
    Namaste

    ResponderExcluir
  4. Se adaptar ao problema é entende-lo sobre uma nova ótica, até que a nova ótica o simplifique numa resposta...

    Fique com Deus, menina Cris Tarcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cris...
    Belíssima postagem... Flexibilidade é tudo, não é??? Ou quase tudo... rsrsrs
    Passei para lhe agradecer a visita e o comentário, adorei seu acntinho especial, já estou te seguindo!!!
    qdo puder, visite os meus outros dois blogs tb...
    http://reikiamorincondicional.blogspot.com
    http://qualidadedevidasaude.blogspot.com
    Tenha um Lindo e Abençoado fim de semana!!!
    Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Quem não se adapta... fica irremediávemente perdido num mar sem vento.

    Querida amiga, tenha um excelente fim de semana

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Que bueno articulo... la adaptación en el ser humano siempre es necesaria por sobrevivir.. me gusto..



    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    Que disfrutes el fin de semana...

    ResponderExcluir
  8. Olá Cris,

    Um belo texto que merece ser bem compreendido.
    Saber encarar as situações repentinas e delas extrair a melhor mensagem será uma boa forma de nos adaptarmos ao imprevisto.
    Reclamar e ficar de mau humor é perda de tempo e não nos conduz a lado nenhum.
    Com as mensagens que a natureza nos tem enviado constantemente é caso para agradecer todos os dias o facto de estarmos vivos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Cris

    Existe algo que é muito importante para a construção da personalidade de qualquer pessoa: Saber suportar a frustação. Nem sempre as coisas acontecem como nós desejamos, e para ser mais exacta, raramente acontecem desse modo.
    Assim, a adaptação a situações adversas, conseguindo superá-las, chama-se resiliência. Caracteristica que se adquire desde muito cedo e se melhora ao longo da vida. Qualidade cada vez mais frágil no Ser Humano.

    Um beijinho muito grande

    ResponderExcluir
  10. Tudo depende de como resolvemos nossos problemas, matar um só leão por dia é suficiente, fica mais fácil adequar-se ao momento presente...
    beijos, linda semana

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cris!
    Voltei de férias!
    Obrigada pela visita!
    Ainda bem que somos capazes de nos adaptar, pois tudo muda sempre.
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  12. Ola Cris

    Este é um questionamento que normalmente esquecemos de fazer, talvez por comodidade!
    mas é de suma importancia para nosso cotidiano.
    Como sempre voce vem com seu dedinho magico nos trazer essas mensagens otimas!
    Obrigada
    um beijo
    Nica

    ResponderExcluir
  13. Gostei do teu texto, bastante pertinente... A adaptação, ás vezes, é dificil! A minha a Portugal, quando vim de Moçambique, foi um pouco dolorosa... valeu-me a educação e a formação moral recebida de meus pais...mas nem sempre é assim...
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir