O viajante caminhava pela estrada, quando observou o pequeno rio que começava tímido por entre as pedras. Foi seguindo-o por muito tempo. Aos poucos, ele foi tomando volume e se tornando um rio maior. O viajante continuou a segui-lo.
Bem mais adiante, o que era um pequeno rio se dividiu em dezenas de cachoeiras, num espetáculo de águas cantantes.
A música das águas atraiu mais o viajante, que se aproximou e foi descendo pelas pedras, ao lado de uma das cachoeiras. Descobriu, finalmente, uma gruta.
A natureza criara com paciência caprichosa, formas na gruta. Ele a foi adentrando, admirando sempre mais as pedras gastas pelo tempo.
De repente, descobriu uma placa. Alguém estivera ali antes dele. Com a lanterna, iluminou os versos que nela estavam escritos. Eram versos do grande escritor Tagore, prêmio Nobel de literatura de 1913:
"Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.
Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
Quando você estiver sendo apedrejado por calúnias, lembre-se que a resposta mais dura é aquela que vem cheia de doçura... O mal só é vencido pelo bem, e a personalidade, o caráter de cada pessoa é esculpida por gestos de humildade...
Autor desconhecido
( foto da Cris )
Mas é dificil ser assim, as vezes, muito dificil mesmo...
ResponderExcluirFique com Deus, menina Cris Marcia.
Um abraço.
"Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
ResponderExcluirQue definição mais linda e oportuna; Grande bj. Edna
Que gusto es pasar a disfrutar de tus post..
ResponderExcluirsiempre en tu blog..
Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos de siempre...
Adorei a lenda das três árvores...também acho que a doçura e a educação leva à conquistas de coisas duradouras e desmonta os que fazem uso da grosseria. Como diz minha caçula quando alguém é grosseiro com ela: Educação mandou lembrança! Hehehehe.
ResponderExcluirMaraivlhosa lição, precisamos tanto assimilar isso, vivenciar, conter a impulsividade...
ResponderExcluirAdorei querida!!!
Bom dia pra vc!!!
Obrigada pelas palavras no Dia das Mães. Parabéns a você também, minha amiga. Ser mãe é uma missão diária. Seus Anjinhos estão olhando por você. Beijos e fique com Deus.
ResponderExcluirOi Cris,
ResponderExcluirTambém acredito que a doçura seja exemplo para transformar o mal em bem...
Beijos,
Olá Cris!
ResponderExcluirMais uma belíssima história, tão doce quanto o seu propósito...
Por vezes será difícil, mas não é impossível, a educação ajuda e muito...!
Um beijo
Walter
Que lindo, Cris! Belo post, amiga!
ResponderExcluirBjkas, muitas!
Cris...
ResponderExcluir"...o caráter de cada pessoa é esculpida por gestos de humildade..."
Esta é uma das frases mais belas que li ultimamente. Obrigada
Vou colocar no meu blogue..
Beijinhos
Os amigos nos comovem com carinhos.
ResponderExcluirNão medem esforços para nos ajudar;
Fazem de tudo, não nos deixam sozinhos.
Até em milagres nos fazem acreditar!
Boas energias sempre!
Mari Amorim
Olá Cris, como vai? Primeiro quero agradecer tua visita que é muito importante, segunto parabenizar por este belo post.
ResponderExcluirMe parece que as coisas simples, são as mais complexas de viver, como meditar, ter humildade. Tão simples e tão difícil. Mais uma vez parabéns.
abraços
Oi Cris!
ResponderExcluirEste texto é de grande valia!
Fazendo um paralelo, costumo dizer que é como as ondas do mar que chegam revoltas e furiosas, mas ao encontrar a praia calma e mansa, acabam se rendendo a ela.
Bom final de semana!
Bjusss