segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Poder da Doçura


O viajante caminhava pela estrada, quando observou o pequeno rio que começava tímido por entre as pedras. Foi seguindo-o por muito tempo. Aos poucos, ele foi tomando volume e se tornando um rio maior. O viajante continuou a segui-lo.


Bem mais adiante, o que era um pequeno rio se dividiu em dezenas de cachoeiras, num espetáculo de águas cantantes.

A música das águas atraiu mais o viajante, que se aproximou e foi descendo pelas pedras, ao lado de uma das cachoeiras. Descobriu, finalmente, uma gruta.

A natureza criara com paciência caprichosa, formas na gruta. Ele a foi adentrando, admirando sempre mais as pedras gastas pelo tempo.

De repente, descobriu uma placa. Alguém estivera ali antes dele. Com a lanterna, iluminou os versos que nela estavam escritos. Eram versos do grande escritor Tagore, prêmio Nobel de literatura de 1913:

"Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.

Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."

Quando você estiver sendo apedrejado por calúnias, lembre-se que a resposta mais dura é aquela que vem cheia de doçura... O mal só é vencido pelo bem, e a personalidade, o caráter de cada pessoa é esculpida por gestos de humildade...


Autor desconhecido 

( foto da Cris )

13 comentários:

  1. Mas é dificil ser assim, as vezes, muito dificil mesmo...

    Fique com Deus, menina Cris Marcia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
    Que definição mais linda e oportuna; Grande bj. Edna

    ResponderExcluir
  3. Que gusto es pasar a disfrutar de tus post..
    siempre en tu blog..

    Un abrazo
    Con mis
    Saludos fraternos de siempre...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a lenda das três árvores...também acho que a doçura e a educação leva à conquistas de coisas duradouras e desmonta os que fazem uso da grosseria. Como diz minha caçula quando alguém é grosseiro com ela: Educação mandou lembrança! Hehehehe.

    ResponderExcluir
  5. Maraivlhosa lição, precisamos tanto assimilar isso, vivenciar, conter a impulsividade...
    Adorei querida!!!
    Bom dia pra vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas palavras no Dia das Mães. Parabéns a você também, minha amiga. Ser mãe é uma missão diária. Seus Anjinhos estão olhando por você. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris,

    Também acredito que a doçura seja exemplo para transformar o mal em bem...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Olá Cris!

    Mais uma belíssima história, tão doce quanto o seu propósito...

    Por vezes será difícil, mas não é impossível, a educação ajuda e muito...!

    Um beijo
    Walter

    ResponderExcluir
  9. Cris...

    "...o caráter de cada pessoa é esculpida por gestos de humildade..."

    Esta é uma das frases mais belas que li ultimamente. Obrigada

    Vou colocar no meu blogue..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Os amigos nos comovem com carinhos.

    Não medem esforços para nos ajudar;

    Fazem de tudo, não nos deixam sozinhos.

    Até em milagres nos fazem acreditar!

    Boas energias sempre!

    Mari Amorim

    ResponderExcluir
  11. Olá Cris, como vai? Primeiro quero agradecer tua visita que é muito importante, segunto parabenizar por este belo post.
    Me parece que as coisas simples, são as mais complexas de viver, como meditar, ter humildade. Tão simples e tão difícil. Mais uma vez parabéns.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris!
    Este texto é de grande valia!
    Fazendo um paralelo, costumo dizer que é como as ondas do mar que chegam revoltas e furiosas, mas ao encontrar a praia calma e mansa, acabam se rendendo a ela.
    Bom final de semana!
    Bjusss

    ResponderExcluir